4.ª Etapa
Na Praça Sá da Bandeira, ocupando um lugar de destaque, encontra-se a bonita e majestosa Sé Catedral de Santarém, também conhecida por Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Construída entre os séculos XVII e XVIII, esta igreja foi classificada como monumento nacional em 1917 e é outro dos locais que não pode perder na sua visita a Santarém.
De todas as suas características, temos que realçar a sua imponente fachada, em que se destaca o estilo maneirista, e o seu interior predominantemente barroco.
Também pode visitar a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, construída no século XVII em estilo maneirista, mas com alguns traços do barroco.
Depois desta paragem na Praça Sá da Bandeira, prossiga pela Rua 31 de janeiro até ao bonito Convento de São Francisco.
Este convento foi fundado no século XIII e é marcado pela variedade de estilos arquitetónicos: barroco, gótico, manuelino e renascentista.
Situado na nave central, o coro-alto da igreja deste convento foi patrocinado pelo rei D. Fernando I e, até à primeira metade do século XX, encontrava-se aqui o seu túmulo. Atualmente, o túmulo gótico deste monarca pode ser encontrado no Museu do Carmo, em Lisboa.
Após a sua visita ao Convento de São Francisco, atravesse o bonito Jardim da República, situado mesmo ao lado da Rua 31 de janeiro.